Notícias

PROTOCOLO SPA-APT

A Sociedade Portuguesa de Autores prepara protocolo de cooperação com a Associação Portuguesa de Tradutores

A Administração da SPA recebeu recentemente a presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Tradutores, Prof.ª Odette Collas, e as suas vice-presidentes Brigitte Saramago e Fátima Feio, com quem manteve conversações com o intuito de estabelecer um protocolo de cooperação entre as duas entidades.

No encontro foram analisadas possíveis formas de colaboração e os benefícios e as vantagens, para os tradutores, de alcançarem uma maior proximidade em relação à SPA, nomeadamente através da sua inscrição.

A APT, sendo a entidade nacional que promove o estatuto dos tradutores, pretende intensificar a valorização profissional e o espírito de solidariedade entre os seus representados, procurando, para tal, aprofundar a ligação a organismos nacionais e internacionais afins.

Relembre-se que a SPA patrocina o Grande Prémio de Tradução Literária, atribuído anualmente pela APT, o qual visa sublinhar a tradução como autoria em literatura, pretendendo dar ao tradutor o lugar que este merece no mundo da cultura.

A SPA considera essencial a presença dos tradutores como parte integrante da comunidade autoral portuguesa, pois tem capacidade para proteger os seus direitos e promover a justa difusão das suas obras.

Lisboa, 2 de Maio de 2018

Pesquisa de Tradutores APT

Seja sócio da APT.
Saiba as Vantagens!

  • Visibilidade e Oportunidades

    Na "Pesquisa de Sócio", ao clicar no par de línguas pretendido e na área de especialidade, encontrará a lista dos tradutores disponíveis, e os respectivos contactos.

  • Valorização Pessoal e Profissional

    A APT proporciona aos seus sócios diversas actividades visando, essencialmente, a sua valorização profissional e cultural: colóquios, workshops, cursos de aperfeiçoamento, provas de exame manuscrito para obtenção da Certificação de Competências de Tradutor, concursos de tradução, atribuição do Grande Prémio de Tradução Literária, etc.

  • Estatuto profissional

    Ser Sócio da APT é fazer parte de uma Associação que promove o estatuto dos tradutores, representando-os a nível nacional e internacional, em parceria com as seguintes entidades:

     • CNT - Conselho Nacional de Tradução
     • CEATL – Conseil Européen des Associations de Traducteurs Littéraires
     • AIETI – Associação Ibérica de Estudos de Tradução
     • FIT – Fédération Internationale de Traducteurs
     • SPA– Sociedade Portuguesa de Autores.

Seja Sócio APT

Faça-se membro da APT e usufrua das condições e vantagens



Parceiros APT