PERGUNTAS FREQUENTES

Esclarecemos as suas dúvidas.

Se tem alguma dúvida, procure abaixo a sua resposta.

Pode ainda contactar-nos para o email info@apt.pt

A APT é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1988. O objectivo estatutário é defender a língua portuguesa e os interesses morais, intelectuais e materiais dos tradutores.

Para ser sócio da APT é necessário encontrar-se numa das três situações seguintes:

  1. Possuir Licenciatura/Mestrado/Doutoramento  em tradução
  2. Possuir Licenciatura/Mestrado/Doutoramento em qualquer outra área, desde que possua Estudos Sólidos de pelo menos uma língua estrangeira
  3. Não possuir nenhum Curso Superior, mas ter estudos/conhecimentos sólidos de pelo menos uma língua estrangeira e prática de tradução.  

Nota:  - Os Estudantes Universitários dos cursos de Tradução também podem ser Sócios Estudantes da APT - Em qualquer dos casos, todos devem anexar à ficha de inscrição o CV e os documentos comprovativos.

A inscrição faz-se ONLINE no Site da APT:

  1. Clicar em FICHA DE INSCRIÇÃO - Preencher os campos apresentados
  2. Anexar Fotocópia do BI ou do Cartão do Cidadão, CV e Comprovativos (máximo 3 documentos)
  3. Efectuar o pagamento (Transferência Bancária ou Multibanco)

NB: Se encontrar alguma dificuldade, contacte info@apt.pt
ATENÇÂO:  A Inscrição fica sem efeito e apagada se não ficar concluída ao fim de 30 dias

No acto da inscrição deve-se pagar 60,00 €.  NB: Este valor corresponde ao pagamento da taxa de inscrição (15€) e da QUOTA (45€) - A quota é válida 12 meses - Se a candidatura for indeferida o valor da quota é devolvido - Os Sócios Estudantes pagam uma quota reduzida única no valor de 30 €
  1. Entre muitas outras, o sócio tem à sua disposição uma base de dados onde divulga o seu currículo, informação essa que pode ser consultada online pelo cliente em qualquer parte do mundo. 
  2. Na base de dados consta a formação, as línguas de trabalho, as áreas de especialização, a experiência profissional e os contactos do sócio, informações úteis que permitem ao cliente contactar o sócio em poucos minutos.    
  3. O sócio pode ainda consultar no site da APT as Últimas Notícias, as Notícias em Destaque, os Cursos de Formação, Ofertas de Emprego e outros canais para obter informações de interesse, tais como datas de conferências, seminários e palestras sobre tradução, últimos lançamentos de obras de referência sobre tradução, artigos de interesse, etc.  
  4. Através de telefone, email ou Facebook  os sócios da APT podem esclarecer as suas dúvidas relacionadas com aspectos ligados à profissão, à formação e à orientação jurídica.  
  5. Outra vantagem, quantos mais sócios se inscreverem na APT, mais esta poderá defender os s interesses e os direitos do Tradutor, e vir a criar uma Ordem. 
Se a quota não estiver actualizada passados 30 dias, o nome e a ficha do sócio deixarão automaticamente de estar disponíveis na base de dados da APT
A nova homepage da APT oferece um manancial de informações e mecanismos de comunicação úteis para os tradutores. Pode encontrar o contacto dos nossos associados, fazer a inscrição online, consultar o calendário nacional de actividades ligadas à tradução, ler as últimas Notícias, comunicar com a Direcção através do Facebook e pagar as quotas comodamente através de um canal específico.
É preciso dominar, pelo menos, duas línguas: a língua materna e uma língua estrangeira. Excepto no caso de ser bilingue, o tradutor profissional apenas traduz para a língua materna (pode, eventualmente traduzir para outra língua, se for bilingue). Por essa razão, precisa de dominar profundamente a língua materna e compreender integralmente a língua estrangeira. Além das línguas, precisa de ter profundos conhecimentos da área que traduz e estar familiarizado com as novas tecnologias electrónicas ao seu dispor.

NÃO. A APT não fornece serviços linguísticos nem funciona como agência de tradução. No entanto, a APT divulga através dos seus canais (telefone, e-mail, Newsletter, etc.) ofertas de trabalho que lhe vão chegando.

Sempre que a Direcção recebe uma oferta de emprego, esta é disponibilizada no site ou é enviada aos sócios através do correio electrónico.

Para a generalidade das traduções, a APT disponibiliza na Internet a lista de tradutores associados, onde constam a formação académica, as línguas de trabalho, as áreas de especialização e a experiência.
Pode dirigir-se a info@apt.pt, onde a sua questão será tratada, com a brevidade possível, e, se necessário, submetida à apreciação da Direcção

No acto de inscrição tem de juntar:

  1. Um curriculum onde conste: a formação académica, o tipo de formação que possui nas línguas de trabalho, o título das traduções efectuadas (quando aplicável), o contacto dos clientes, a experiência de tradutor e a área de trabalho;
  2. Uma fotocópia do diploma ou dos diplomas; c) Uma cópia do curso de formação profissional, se for caso disso; d) Não sendo diplomado em línguas, especificar como aprendeu a língua estrangeira (por exemplo, o número de anos que residiu no país estrangeiro); e) Outros documentos que possam ser relevantes para o processo.
As Assembleias-Gerais realizam-se em Lisboa.
Sim. A APT aceita qualquer Licenciatura obtida em qualquer país do mundo, desde que o candidato forneça provas da sua experiência em tradução, e conhecimento sólido de pelo menos uma língua estrangeira.
A APT não recomenda cursos. Pode indicar cursos de licenciatura ou de formação profissional de acordo com o perfil e o local de residência do interessado.
A Área de Sócio serve exclusivamente para editar dados, bem como realizar os pagamentos de novas inscrições e das quotas dos sócios existentes.
  1. Para se registar basta aceder à ÁREA DE SÓCIO no topo da página e clicar em REGISTO.
  2. No formulário de registo, define um Utilizador e uma Password inserindo também o seu número de sócio para validação. Este número de sócio é facultado pela APT, por email após validação da inscrição.
  3. Clicar em REGISTAR.
  4. Se os dados forem válidos fica imediatamente registado no site.
  5. Uma vez já registado, na opção ÁREA DE SÓCIO , insere o Utilizador e a Password que definiu
  6. Na mesma opção ÁREA DE SÓCIO, clique no link PAGAMENTOS que permitirá aceder à página de pagamentos
  7. Na página de pagamentos tem disponíveis 2 opções: Pagamento Novas Inscrições e Pagamento de Quotas
  8. Basta seleccionar a opção que pretende.

Para pagamento da nova inscrição, renovação da quota do ano corrente, ou de quotas de anos anteriores, deverá sempre formalizar o respectivo pagamento nesta área de pagamentos. Basta apenas 3 passos para formalizar o pedido de pagamento quer da inscrição, quer da quota do ano que pretende:

1ª PASSO Não Sócios : seleccionar a opção NOVAS INSCRIÇÕES Sócios: seleccionar quota(s) do(s) ano(s) pretendido(s).

2ª PASSO Seleccionar uma das 2 formas de pagamento disponíveis: 1. Transferência bancária (pode pagar pelas vias normais caixa multibanco, ATM ou Homebanking) MONTEPIO- IBAN: PT50 0036 0199 9910 0033 2162 2 2. Referência Multibanco (Gera uma referência multibanco e pode pagar pelas vias normais caixa multibanco, ATM ou Homebanking)

3ª PASSO Seleccionar a opção Li e aceito os Termos e Condições Gerais e clicar em CONTINUAR .

TOME NOTA!

1. Será gerado um nº de encomenda que deverá guardar e mencionar sempre no envio do comprovativo por E-Mail para info@apt.pt,

2. Será confirmado o pagamento pelos serviços e enviado recibo em PDF para o e-mail do sócio

Para mais esclarecimentos, contacte info@apt.pt

Precisa de conhecer os dados seguintes 

Nome do banco: Montepio | IBAN: PT50 0036 0199 9910 0033 2162 2 | BIC/SWIFT: MPIOPTPL