PERGUNTAS FREQUENTES

Esclarecemos as suas dúvidas.

Se tem alguma dúvida, procure abaixo a sua resposta.

Pode ainda contactar-nos para o email info@apt.pt

A APT é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1988. O objectivo estatutário é defender a língua portuguesa e os interesses morais, intelectuais e materiais dos tradutores.

Para ser sócio da  Associação Portuguesa de Tradutores é necessário encontrar-se numa das três situações seguintes:

  1. Possuir Licenciatura/Mestrado/Doutoramento  em tradução ou Línguas
  2. Possuir Licenciatura/Mestrado/Doutoramento em qualquer outra área, desde que possua Estudos Sólidos de pelo menos uma língua estrangeira
  3. Não possuir nenhum Curso Superior, mas ter estudos/conhecimentos sólidos de pelo menos uma língua estrangeira e prática de tradução. Requisitos esses que necessitam de ser comprovados documentalmente. 
    IMPORTANTE: Ler também as perguntas 8, 9 e 10 antes de preencher a ficha de inscrição. 

Nota:  - Os Estudantes de Licenciatura (do 1º ano ao 3º ano), com idade até aos 29 anos,  matriculados em Tradução ou Línguas,  podem ser Sócios Estudantes da APT, pagando uma quota reduzida.

Todos devem anexar à ficha de inscrição os documentos comprovativo de matrícula, curso, ano,  e data de nascimento, actualizado,  passado pelos respectivos Estabelecimentos de Ensino, com data e carimbo dos serviços.

A inscrição faz-se em linha, no Site da APT:

  1. Clicar em FICHA DE INSCRIÇÃO - Preencher os campos apresentados
  2. Anexar: BI Fotocópia de Diploma Universitário, + Comprovativos das LÍNGUAS-ALVO seleccionadas. 
  3. Efectuar o pagamento (Transferência Bancária ou Multibanco)

NB: Se o CURRÍCULO  não estiver acompanhado de COMPROVATIVOS,  a inscrição não poderá efectivar-se.

ATENÇÃO:  A Inscrição será apagada se não estiver concluída ao fim de cinco (5) dias. 

No acto da inscrição deve-se pagar 65,00 €.  Este valor corresponde ao pagamento da QUOTA do primeiro ano (45.00) e da TAXA DE INSCRIÇÃO (20.00 €) . A quota é válida 12 meses - Se a candidatura for indeferida o valor da quota é devolvido - Os Sócios Estudantes pagam uma quota reduzida única no valor de 35.00 € e são isentos do pagamento da taxa de inscrição.
  1. Entre muitas outras, o sócio tem à sua disposição uma base de dados onde divulga o seu currículo, informação essa que pode ser consultada online pelo cliente em qualquer parte do mundo. 
  2. Na base de dados consta a formação, as línguas de trabalho, as áreas de especialização, a experiência profissional e os contactos do sócio, informações úteis que permitem ao cliente contactar o sócio em poucos minutos.    
  3. O sócio pode ainda consultar no site da APT as Últimas Notícias, as Notícias em Destaque, os Cursos de Formação, Ofertas de Emprego e outros canais para obter informações de interesse, tais como datas de conferências, seminários e palestras sobre tradução, últimos lançamentos de obras de referência sobre tradução, artigos de interesse, etc.  
  4. Através de telefone, email ou Facebook  os sócios da APT podem esclarecer as suas dúvidas relacionadas com aspectos ligados à profissão, à formação e à orientação jurídica.  
  5. Outra vantagem, quantos mais sócios se inscreverem na APT, mais esta poderá defender os s interesses e os direitos do Tradutor, e vir a criar uma Ordem. 
A data de pagamento da quota encontra-se indicada na vinheta colada no cartão de sócio, sendo admitido uma tolerância de 90 dias. Passado esse tempo, o nome do sócio deixa de constar da lista de sócios, na Pesquisa de Tradutores no site da Associação.

A inscrição é cancelada quando o pagamento das quotas está atrasado por mais de 2 (dois) anos. 
Para voltar a ser sócio/a existem duas hipóteses: 
1 - Pagar a totalidade das quotas atrasadas
2 - Efectuar uma nova inscrição.

 
É preciso dominar, pelo menos, duas línguas: a língua materna e uma língua estrangeira. Excepto no caso de ser bilingue, o tradutor profissional apenas traduz para a língua materna (pode, eventualmente traduzir para outra língua, se for bilingue). Por essa razão, precisa de dominar profundamente a língua materna e compreender integralmente a língua estrangeira. Além das línguas, precisa de ter profundos conhecimentos da área que traduz e estar familiarizado com as novas tecnologias electrónicas ao seu dispor.

Após preencher a ficha deve anexar:

  1. Um CV : Formação - Experiência - Línguas de trabalho (apenas mencionar o que estiver ligado à tradução).
  2. Ao CV deve juntar comprovativos: nomes do/s estabelecimento/s de ensino - fotocópia do/s diploma/s de curso, nível das línguas estrangeiras estudadas e respectivo comprovativo, certificado da empresa onde exerceu funções de tradutor (se  for o caso).
  3. Não sendo Licenciado em línguas, deve especificar como/onde aprendeu a língua estrangeira: tem de apresentar uma declaração do/s Estabelecimento/s de Ensino,  certificando o número de anos e o nível atingido. Pode também apresentar um comprovativo de residência e o número de anos no país estrangeiro onde aprendeu a língua.
  4. Outros documentos que possam ser relevantes para o processo.

Atenção: Apenas um CV,  sem comprovantes assinados e datados por entidades fidedignas, é considerado insuficiente, sendo a inscrição recusada.

APENAS pode seleccionar a sua língua materna e as línguas estrangeiras que comprovar mediante DECLARAÇÃO de um  Estabelecimento de Ensino, especificando o número de anos de estudo e o nível atingido. 

Atenção: No campo LÍNGUAS-ALVO só  podem figurar as de NÍVEL C2. (desde que comprove documentalmente).

NÃO. A APT não fornece serviços linguísticos nem funciona como agência de tradução. No entanto, a APT divulga através dos seus canais (telefone, e-mail, Newsletter, etc.) ofertas de trabalho que lhe vão chegando.

Sempre que a Direcção recebe uma oferta de emprego, esta é disponibilizada no site ou é enviada aos sócios através do correio electrónico.

A APT não recomenda cursos. Pode indicar cursos de licenciatura ou de formação profissional de acordo com o perfil e o local de residência do interessado.
  1. Para se registar basta aceder à ÁREA DE SÓCIO no topo da página e clicar em REGISTO.
  2. No formulário de registo, define um Utilizador e uma Password inserindo também o seu número de sócio para validação. Este número de sócio é facultado pela APT, por email após validação da inscrição.
  3. Clicar em REGISTAR.
  4. Se os dados forem válidos fica imediatamente registado no site.
  5. Uma vez já registado, na opção ÁREA DE SÓCIO , insere o Utilizador e a Password que definiu
  6. Na mesma opção ÁREA DE SÓCIO, clique no link PAGAMENTOS que permitirá aceder à página de pagamentos
  7. Na página de pagamentos tem disponíveis 2 opções: Pagamento Novas Inscrições e Pagamento de Quotas
  8. Basta seleccionar a opção que pretende.
Sim. A APT aceita qualquer Licenciatura obtida em qualquer país do mundo, desde que o candidato forneça provas da sua experiência em tradução, e conhecimento sólido de pelo menos uma língua estrangeira. As línguas-alvo escolhidas terão de ser comprovadas documentalmente. Sendo bilingue, isto poderá não ser necessário.
A Área de Sócio serve exclusivamente para editar dados, bem como realizar os pagamentos de novas inscrições e das quotas dos sócios existentes.
Se os termos de Privacidade não estiverem assinalados, o  nome não irá aparecer no site, na Pesquisa de Tradutores.

NÃO. Na PESQUISA DE TRADUTORES só aparecem os nomes dos associados com a situação regularizada.

NB:  O sócio tem três (3) meses /noventa (90) dias, a partir da data indicada na vinheta, para efectuar o pagamento da anuidade. Passado o prazo, deixa de aparecer na lista até estar em dia.

      

Para pagamento da nova inscrição, renovação da quota do ano corrente, ou de quotas de anos anteriores, deverá sempre formalizar o respectivo pagamento nesta área de pagamentos. Basta apenas 3 passos para formalizar o pedido de pagamento quer da inscrição, quer da quota do ano que pretende:

1ª PASSO Não Sócios : seleccionar a opção NOVAS INSCRIÇÕES Sócios: seleccionar quota(s) do(s) ano(s) pretendido(s).

2ª PASSO Seleccionar uma das 2 formas de pagamento disponíveis: 1. Transferência bancária (pode pagar pelas vias normais caixa multibanco, ATM ou Homebanking) MONTEPIO- IBAN: PT50 0036 0199 9910 0033 2162 2 2. Referência Multibanco (Gera uma referência multibanco e pode pagar pelas vias normais caixa multibanco, ATM ou Homebanking)

3ª PASSO Seleccionar a opção Li e aceito os Termos e Condições Gerais e clicar em CONTINUAR .

TOME NOTA!

1. Será gerado um nº de encomenda que deverá guardar e mencionar sempre no envio do comprovativo por E-Mail para info@apt.pt,

2. Será confirmado o pagamento pelos serviços e enviado recibo em PDF para o e-mail do sócio

Para mais esclarecimentos, contacte info@apt.pt

Precisa de conhecer os dados seguintes

Nome do banco: Montepio
IBAN: PT50 0036 0199 9910 0033 2162 2
BIC/SWIFT: MPIOPTPL

Também pode efectuar pagamentos muito facilmente numa Caixa Multibanco  com o IBAN referido acima., enviando, seguidamente, o talão para info@apt.pt

 

 

As Assembleias-Gerais realizam-se em Lisboa.
Não. Qualquer eventual contrato de prestação de serviços com os tradutores constantes da Lista vincula apenas as partes e não a APT.
Sim, mas o pedido de novo cartão tem o custo de 7.50 €,

Para questões que se prendem com as inscrições, contacte:  info@apt.pt.

Para questões que se prendem com a profissão, contacte: presidente@apt.pt