PERGUNTAS FREQUENTES

Esclarecemos as suas dúvidas.

Se tem alguma pergunta, procure abaixo a sua resposta.

Caso tenha outra pergunta que não encontra, contacte info@apt.pt

A APT é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1988. O objectivo estatutário é defender a língua portuguesa e os interesses morais, intelectuais e materiais dos tradutores.

Para se ser sócio da  Associação Portuguesa de Tradutores é necessário encontrar-se numa das três situações seguintes:

  1. Possui Licenciatura/Mestrado/Doutoramento  em tradução ou Línguas
  2. Possui Licenciatura/Mestrado/Doutoramento em qualquer outra área, desde que possua Estudos Sólidos de pelo menos uma língua estrangeira
  3. Não possui nenhum Curso Superior, mas tem  Certificados que comprovam que tem estudos/conhecimentos sólidos de pelo menos uma língua estrangeira e prática de tradução.

    IMPORTANTE: Leia também as perguntas 8, 9 e 10 antes de preencher a ficha de inscrição.  

Os documentos comprovativos (Diploma/Certificado  de Curso, de Líguas) devem ser envoiados por e-mail para info@apt.pt.

Nota:  - Os Estudantes ainda não licenciados (do 1ºciclo universitário), com idade até aos 29 anos,  matriculados em Tradução ou Línguas,  podem ser Sócios Estudantes da APT, pagando uma quota reduzida. Aquando da INSCRIÇÃO, e no início de cada ano, Os estudante devem enviar para a APT, o BI/CC e comprovativo de matrícula (com indicação do curso, ano lectivo) . Esse comprovativo tem de ser assinado datado e carimbado pelos serviços 

 

 

Depois de preencher a ficha e finalizar, deve enviar para o e-mail info@apt.pt:

  1. Fotocópia de Licenciatura /Mestrado/ Pós-Graduação/ Doutoramento
  2. Certificado de nível de escrita  C1/C2 das línguas estrangeiras  seleccionadas como sendo Língua-Alvo.
  3. Outros documentos que possam ser relevantes para o processo.

    NÃO ENVIAR CV.
Pode, mas terá de se sujeitar a um exame, para obtenção do CCT - CERTIFICADO DE COMPETÊNCIAS DE TRADUTOR.
No nosso WEBSITE, leia os detalhes e as condições, clicando na imagem CERTIFIED.
ATENÇÃO: A prova é online, tem a duração de 3 horas e é de nível C1/C2.
  1. Entre muitas outras, o sócio tem à sua disposição uma base de dados onde divulga o seu currículo, informação essa que pode ser consultada online pelo cliente em qualquer parte do mundo. 
  2. Na base de dados consta a formação, as línguas de trabalho, as áreas de especialização, a experiência profissional e os contactos do sócio, informações úteis que permitem ao cliente contactar o sócio em poucos minutos.    
  3. O sócio pode ainda consultar no site da APT as Últimas Notícias, as Notícias em Destaque, os Cursos de Formação, Ofertas de Emprego e outros canais para obter informações de interesse, tais como datas de conferências, seminários e palestras sobre tradução, últimos lançamentos de obras de referência sobre tradução, artigos de interesse, etc.  
  4. Através de telefone, email ou Facebook  os sócios da APT podem esclarecer as suas dúvidas relacionadas com aspectos ligados à profissão, à formação e à orientação jurídica.  
  5. Outra vantagem, quantos mais sócios se inscreverem na APT, mais esta poderá defender os s interesses e os direitos do Tradutor, e vir a criar uma Ordem. 

A data de pagamento da quota encontra-se indicada na vinheta enviada aquando do pagamento.  Convém colar a vinheta no cartão de sócio,.  O pagamento deve ser efectuado no mês indicado., caso contrário, o nome do sócio deixa de figurar na "Pesquisa de Tradutores", no stite, até a situação normalizar.

A Inscrição é CANCELADA, se o pagamento estiver atrasado por mais de 1 ano. Para reativar a inscrição, convém falar  com a Direccção, em apttradutores@gmail.com.

A inscrição é cancelada quando o pagamento das quotas está atrasado por mais de 1 (um) ano.  Ao fim de 2 anos, de não pagamento, a incrição é apagada do sistema.

Para voltar a ser sócio/a existem duas hipóteses: 
1- Pagar o atrazado (1 ou 2 anos)
2 - Efectuar uma nova inscrição, se esta tiver sido apagada do sistema.

 
O tradutor profissional deve dominar, pelo menos,  a escrita da sua  língua materna e a perfeita compreensão de uma língua estrangeira. Deve traduzir APENAS para a sua língua materna (pode, eventualmente, traduzir para outra língua, sendo bilingue e dominar totalmente a escrita das duas línguas.  Saber falar apenas  não é suficiente para ser traduto, pois ser intérprete é uma coisa e ser tradutor é outra coisa. Além das línguas, precisa de ter profundos conhecimentos da área que traduz e estar familiarizado com as novas tecnologias electrónicas ao seu dispor.

TEM DE IR AO SITE E EFECTUAR A INSCRIÇÃO EM LINHA., seguindo estes passos:

  1. Clicar em INSCRIÇÕES e Preencher a ficha. (máximo 4 nomes)
  2. Anexar obrigatoriamente:  diploma/certificado das línguas-alvo | juntar BI/CC (facultativo)
  3. Aguardar resposta  da Direcção antes de Efectuar o pagamento.
  4. Pagamento: Transferência / Multibanco), (IBAN: PT50 0036 0199 9910 0033 2162 2).  Enviar depois o comprovativo de pagamento para  info@apt.pt

Após a ordem de pagamento , este tem 5 dias para ser efectuado, após o que a ficha é apagada do sistema.

   

NÃO. A APT não fornece serviços linguísticos nem funciona como agência de tradução. No entanto, a APT divulga através dos seus canais (telefone, e-mail, Newsletter, etc.) ofertas de trabalho que lhe vão chegando.

Sempre que a Direcção recebe uma oferta de emprego, esta é disponibilizada no site ou é enviada aos sócios através do correio electrónico.

A APT não recomenda cursos. Pode indicar cursos de licenciatura ou de formação profissional de acordo com o perfil e o local de residência do interessado.
  1. Para se registar basta aceder à ÁREA DE SÓCIO no topo da página e clicar em REGISTO.
  2. No formulário de registo, define um Utilizador e uma Password inserindo também o seu número de sócio para validação. Este número de sócio é facultado pela APT, por email após validação da inscrição.
  3. Clicar em REGISTAR.
  4. Se os dados forem válidos fica imediatamente registado no site.
  5. Uma vez já registado, na opção ÁREA DE SÓCIO , insere o Utilizador e a Password que definiu
  6. Na mesma opção ÁREA DE SÓCIO, clique no link PAGAMENTOS que permitirá aceder à página de pagamentos
  7. Na página de pagamentos tem disponíveis 2 opções: Pagamento Novas Inscrições e Pagamento de Quotas
  8. Basta seleccionar a opção que pretende.

No campo LÍNGUAS-FONTE  só é permitido seleccionar a LÍNGUA MATERNA + 4 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS 
No campo LÍNGUAS-ALVO só é permitido seleccionar a LÍNGUA MATERNA + 2 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. ( estas duas de  Nível C1/C2, e só com COMPROVATIVO). 

Caso não apresente comprovativos das 2 línguas estrangeiras, apenas figurará a língua materna 

 

A Área de Sócio serve exclusivamente para editar dados, bem como realizar os pagamentos de novas inscrições e das quotas dos sócios existentes.
Se os termos de Privacidade não estiverem assinalados, o  nome não irá aparecer no site, na Pesquisa de Tradutores.

NÃO. Na PESQUISA DE TRADUTORES só aparecem os nomes dos associados com a situação regularizada.

NB:  O sócio tem três (3) meses /noventa (90) dias, a partir da data indicada na vinheta, para efectuar o pagamento da anuidade. Passado o prazo, deixa de aparecer na lista até estar em dia.

      

Estas siglas referem-se à CERTIFICAÇÃO DE TRADUTOR:
CCT = Certificado de Competências de Tradutor
CTJ = Certificado de Tradutor Jurídico

Precisa de conhecer os dados seguintes

Nome do banco: Montepio
IBAN: PT50 0036 0199 9910 0033 2162 2
BIC/SWIFT: MPIOPTPL

Também pode efectuar pagamentos muito facilmente numa Caixa Multibanco  com o IBAN referido acima., enviando, seguidamente, o talão para info@apt.pt

 

 

As Assembleias-Gerais realizam-se em Lisboa.
Não. Qualquer contrato entre tradutor e cliente apenas vincula as partes e não a APT.
Sim, mas o pedido de novo cartão tem o custo de 10 €,

Para questões que se prendem com as inscrições, contacte a Secretaria: info@apt.pt.

Para questões que se prendem com a profissão, contacte a Presidente da Direcção: apttradutores@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O  Selo Branco tem de ser adquirido. Só  pode solicitar o Selo Branco quem é Sócio ou Certificado APT.