PERGUNTAS FREQUENTES

Esclarecemos as suas dúvidas.

Se tem alguma pergunta, procure abaixo a sua resposta.

Caso tenha outra pergunta que não encontra, contacte info@apt.pt

A APT é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1988. O objectivo estatutário é defender a língua portuguesa e os interesses morais, intelectuais e materiais dos tradutores.

Para ser Membro da  Associação Portuguesa de Tradutores é necessário:

  1.  Ser titular de Mestrado (ou Licenciatura portuguesa Pré-Bolonha)  em Tradução ou Línguas e Literaturas.
  2. Ser titular de Mestrado (ou Licenciatura portuguesa  Pré-Bolonha) em qualquer outra área + estudos sólidos de pelo menos uma língua estrangeira com Certificado de nível do QERC (5º nível)

    IMPORTANTE: Ler as perguntas 8, 9 e 10 antes de preencher a ficha de inscrição.  

Os documentos comprovativos (BI/CC - Diploma/Certificado  de Curso e de Línguas) devem ser enviados por e-mail para presidente@apt.pt

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nota:  
Os Estudantes do 1º ou 2º ciclo  cuniversitário matriculados em Tradução ou Línguas e Literaturas,  podem ser Sócios Estudantes da APT,
Têm de apresentar:  fotocópia de BI/CC e comprovativo de matrícula (com indicação do curso e ano lectivo).


 

 

Deve possuir formação académica superior completa  e apresentar os elementos abaixo, enviando um e-mail para presidente@apt.pt 

  1. Fotocópia de Mestrado (ou Licenciatura Portuguesa Pré-Bolonha) em TRADUÇÃO ou Línguas e Literaturas . Deve apresentar Certificado de Língua estrangeira (se se é formado/a noutras áreas)
    As línguas seleccionadas no campo Línguas-Alvo podem ser sujeitas a teste de avaliação.

    NÃO DEVE ENVIAR CV |  NÃO DEVE PAGAR NADA | DEVE AGUARDAR O NOSSO CONTACTO.
Apenas os candidatos formados em Universidades Portuguesas. Os candidatos cujo português europeu não seja a sua  língua de origem deverão fazer um teste. (gratuito)
  1. Entre muitas outras, o sócio ganha visibilidade, pois tem à sua disposição uma base de dados onde divulga informação que pode ser consultada online pelo cliente em qualquer parte do mundo. 
  2. Na base de dados consta a formação, as línguas de trabalho, as áreas de especialização, e os contactos do sócio, informações úteis que permitem ao cliente contactar o sócio em poucos minutos.    
  3. O sócio pode ainda consultar no site da APT as Últimas Notícias, as Notícias em Destaque, os Cursos de Formação, e outros canais para obter informações de interesse, tais como últimos lançamentos de obras de referência sobre tradução, artigos de interesse, etc.  
  4. Através de telefone, email ou Facebook  os sócios da APT podem esclarecer as suas dúvidas relacionadas com aspectos ligados à profissão, à formação e à orientação jurídica.  

A QUOTA ANUAL (ano civil) é paga de 01 de Janeiro a 28 de Fevereiro  (ver vinheta que deve colar no cartão).
Quando a quota não é paga atempadamente, o nome do sócio deixa de aparecer no site, até regularização da situação.

Quando o pagamento está atrasado por mais de 1 ano, a Inscrição é CANCELADA.

A inscrição fica cancelada quando o pagamento da quota do ano civil está em falta, ou quando o cancelamento é solicitado pelo sócio.  
Para  voltar a associar-se, tem duas hipóteses: (1) pagar a/s quota/s em falta. (2) registar-se novamente no site, seguindo as instruções solicitadas. 

O tradutor profissional deve dominar, pelo menos,  a escrita da sua  língua materna e a perfeita compreensão de uma língua estrangeira. Deve traduzir APENAS para a sua língua materna (pode, eventualmente, traduzir para outra língua, sendo bilingue e dominar totalmente a escrita das duas línguas.  Saber falar apenas  não é suficiente para ser tradutor, pois ser intérprete é uma coisa e ser tradutor é outra coisa. Além das línguas, precisa de ter profundos conhecimentos da área que traduz e estar familiarizado com as novas tecnologias electrónicas ao seu dispor.

TEM DE IR AO SITE E REGISTAR-SE

  1. REGISTE-SE e Preencha a ficha. (nome curto)
  2. Receberá um e-mail informando que está PENDENTE.
  3. Siga as instruções desse e-mail. 
  4. Aguarde a resposta da Direcção.  Não deve pagar NADA.

Se não contactar a Direcção em 4/5 dias, o seu registo fica sem efeito. 

   

NÃO. A APT não é uma agência de tradução. No entanto, a APT divulga através dos seus canais (telefone, e-mail, Newsletter, etc.) ofertas de trabalho que lhe vão chegando.

Sempre que a Direcção recebe uma oferta de emprego, esta é disponibilizada na página de ANÚNCIOS, no site, ou é enviada aos sócios através do correio electrónico.

A APT não recomenda cursos. Pode indicar cursos de licenciatura ou de formação profissional de acordo com o perfil e o local de residência do interessado.
Em LÍNGUAS-FONTE é permitido seleccionar até 5 línguas (língua nativa incluída). 
Em LÍNGUAS-ALVO é permitido seleccionar até 3 línguas (passíveis de avaliação prévia).

Na Área de Sócio, pode actualizar a sua morada e nº de telefone, pode pagar a quota, e activar exame;

Atenção: Não pode alterar as línguas seleccionadas, sem aviso prévio. Caso essa situação se verifique, a sua inscrição é CANCELADA, sem direito a qualquer devolução. 

Não é aconselhável. Convém criar um e-mail apenas para fins profissionais, que inspire seriedade e confiança, e que tenha um nome igual ao do seu registo na APT.

NÃO. Na PESQUISA DE TRADUTORES só aparece quem tem as quotas em dia. 

Estas siglas referem-se à CERTIFICAÇÃO DE TRADUTOR:
CCT = Certificado de Competências de Tradutor
CTJ = Certificado de Tradutor Jurídico

A apresentação destes certificados permite a inscrição directa na APT.

Precisa de conhecer os dados seguintes

Nome do banco: Montepio
IBAN: PT50 0036 0199 9910 0033 2162 2
BIC/SWIFT: MPIOPTPL

Também pode efectuar pagamentos muito facilmente numa Caixa Multibanco  com o IBAN referido acima., enviando, seguidamente, o talão para info@apt.pt

 

 

As Assembleias-Gerais realizam-se na Sede da APT-Associação Portuguesa de Tradutores ou na SPA-Sociedade Portuguesa de Autores ou VIA ZOOM.
Não. Qualquer contrato entre tradutor e cliente apenas vincula as partes e não a APT.
Sim, mas o envio de um 2º cartão tem o custo de 12,50 EUR. Se for enviado registado, acresce 2,50 EUR.

Sim. Quem é Sócio ou  quem é  CERTIFICADO APT pode solicitá-los. Os detalhes encontram-se no site, no separador "INFORMAÇÕES"

SIM.  desde que o candidato  seja titular de MESTRADO (ou Licenciatura Portuguesa Pré-Bolonha), e  comprove documentalmente que tem sólidos conhecimentos,  na produção escrita  (nível C1/C2 do QECR) da sua língua nativa e de  outra língua.

 A comunicação oral não é suficiente.

Não. Mas pode obter o  CCT - CERTIFICADO DE COMPETÊNCIAS DE TRADUTOR.
Leia as condições disponibilizadas em INFORMAÇÕES, na página CERTIFICAÇÃO ONLINE.