PERGUNTAS FREQUENTES

Esclarecemos as suas dúvidas.

Se tem alguma pergunta, procure abaixo a sua resposta.

Caso tenha outra pergunta que não encontra, contacte info@apt.pt

A APT é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1988. O objectivo estatutário é defender a língua portuguesa e os interesses morais, intelectuais e materiais dos tradutores.

Para se ser sócio da  Associação Portuguesa de Tradutores é necessário encontrar-se numa das três situações seguintes: 

  1.  Possuir, no mínimo,  Mestrado  (ou Licenciatura Pré-Bolonha)  em tradução ou Línguas e Literaturas.
  2. Possuir, no mínimo, Mestrado (ou Licenciatura Pré-Bolonha) em qualquer outra área + estudos sólidos de pelo menos uma língua estrangeira com Certificado de nível C1/C2 do QERC
  3. Não possuir nenhum Curso Superior, mas ter  Certificados/Documentos que comprovem que tem estudos sólidos da sua língua materna e de pelo menos uma língua estrangeira (nível C1/C2 do QERC)

    IMPORTANTE: Ler as perguntas 8, 9 e 10 antes de preencher a ficha de inscrição.  

Os documentos comprovativos (BI/CC - Diploma/Certificado  de Curso e de Línguas) devem ser enviados por e-mail para info@apt.pt

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nota:  
Os Estudantes do 1ºciclo universitário, com idade até aos 29 anos,  matriculados em Tradução ou Línguas e Literaturas,  podem ser Sócios Estudantes da APT, pagando uma quota reduzida. 
Têm de apresentar:  fotocópia de BI/CC e comprovativo de matrícula (com indicação do curso e ano lectivo).

No início de cada ano ciivil, para renovar a inscrição, devem contactar info@apt.pt, anexando o seu BI/CC e comprovativo de matrícula actualizada. 

Atenção: Os Sócios-Estudantes só podem traduzir para UMA LÍNGUA (língua nativa ou portuguesa)

 

 

Deve possuir formação académica superior completa  e apresentar os elementos abaixo, enviando um e-mail para info@apt.pt

  1. Fotocópia de Mestrado (ou Licenciatura Pré-Bolonha) em TRADUÇÃO ou Línguas e Literaturas . Deve apresentar Certificados de Línguas estrangeiras (se tiver outro curso superior)
  2. Na ficha, no campo LIINGUAS-ALVO seleccione a língua dos seus estudos superiores . Pode seleccionar + 2 línguas estrangeiras desde que  estejam acompanhadas de Certificado de nível C1/C2 do QECR 
  3. Se não puder comprovar o 5º nível, apenas pode seleccionar a língua da sua formação académica. 
  4. As línguas seleccionadas no campo Línguas-Alvo podem ser sujeitas a teste de avaliação.

    NÃO DEVE ENVIAR CV |  NÃO DEVE PAGAR NADA | DEVE AGUARDAR O NOSSO CONTACTO.
Apenas os profissionais de língua portuguesa que detêm diplomas de Universidades portuguesas, ou outros que possam apresentar Certificado QERC nível C1/C2
  1. Entre muitas outras, o sócio tem à sua disposição uma base de dados onde divulga o seu currículo, informação essa que pode ser consultada online pelo cliente em qualquer parte do mundo. 
  2. Na base de dados consta a formação, as línguas de trabalho, as áreas de especialização, a experiência profissional e os contactos do sócio, informações úteis que permitem ao cliente contactar o sócio em poucos minutos.    
  3. O sócio pode ainda consultar no site da APT as Últimas Notícias, as Notícias em Destaque, os Cursos de Formação, Ofertas de Emprego e outros canais para obter informações de interesse, tais como datas de conferências, seminários e palestras sobre tradução, últimos lançamentos de obras de referência sobre tradução, artigos de interesse, etc.  
  4. Através de telefone, email ou Facebook  os sócios da APT podem esclarecer as suas dúvidas relacionadas com aspectos ligados à profissão, à formação e à orientação jurídica.  
  5. Outra vantagem, quantos mais sócios se inscreverem na APT, mais esta poderá defender os s interesses e os direitos do Tradutor, e vir a criar uma Ordem. 

A QUOTA ANUAL (ano civil) é paga de 01 de Janeiro a 28 de Fevereiro  (ver vinheta que deve colar no cartão).
Quando a quota não é paga atempadamente, o nome do sócio deixa de aparecer no site, na "Pesquisa de Tradutores", até regularização da situação.
Quando o pagamento está atrasado por mais de 1 ano, a Inscrição é CANCELADA.

A inscrição fica cancelada quando o pagamento da quota do ano civil está em falta, ou quando o cancelamento é solicitado pelo sócio.  
Para  voltar a associar-se, tem de se registar novamente no site e seguir as instruções disponibilizadas para novos sócios. 

O tradutor profissional deve dominar, pelo menos,  a escrita da sua  língua materna e a perfeita compreensão de uma língua estrangeira. Deve traduzir APENAS para a sua língua materna (pode, eventualmente, traduzir para outra língua, sendo bilingue e dominar totalmente a escrita das duas línguas.  Saber falar apenas  não é suficiente para ser tradutor, pois ser intérprete é uma coisa e ser tradutor é outra coisa. Além das línguas, precisa de ter profundos conhecimentos da área que traduz e estar familiarizado com as novas tecnologias electrónicas ao seu dispor.

TEM DE IR AO SITE E REGISTAR-SE

  1. REGISTE-SE e Preencha a ficha. (nome curto)
  2. Receberá um e-mail informando que está PENDENTE.
  3. Siga as instruções desse e-mail. 
  4. O seu pedido vai ser analisado. Não pague nada. Aguarde a nossa resposta

Tem 5 dias para concluir o processo, após o que o seu registo é apagado.

   

NÃO. A APT não é uma agência de tradução. No entanto, a APT divulga através dos seus canais (telefone, e-mail, Newsletter, etc.) ofertas de trabalho que lhe vão chegando.

Sempre que a Direcção recebe uma oferta de emprego, esta é disponibilizada na página de ANÚNCIOS, no site, ou é enviada aos sócios através do correio electrónico.

A APT não recomenda cursos. Pode indicar cursos de licenciatura ou de formação profissional de acordo com o perfil e o local de residência do interessado.

No campo LÍNGUAS-FONTE  só é permitido seleccionar a LÍNGUA MATERNA e até 4 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS 
No campo LÍNGUAS-ALVO só é permitido seleccionar a LÍNGUA DAS HABILITAÇÕES ACADÉMICAS + DUAS LÍNGUAS de  Nível C1/C2 do QECR (Obrigatório Comprovativo) 

Caso não apresente comprovativos das 2 línguas estrangeiras, apenas deve seleccionar a língua dos seus estudos universitários. ou nativa.

Na Área de Sócio, pode actualizar a sua morada e nº de telefone, pode pagar a quota, e activar exame;

Atenção: Não pode alterar as línguas seleccionadas, sem aviso prévio. Caso essa situação se verifique, a sua inscrição é CANCELADA, sem direito a qualquer devolução. 

Não é aconselhável. Convém criar um e-mail apenas para fins profissionais, que inspire seriedade e confiança, e que tenha um nome igual ao do seu registo na APT.

NÃO. Na PESQUISA DE TRADUTORES só aparece quem tem as quotas em dia. 

Estas siglas referem-se à CERTIFICAÇÃO DE TRADUTOR:
CCT = Certificado de Competências de Tradutor
CTJ = Certificado de Tradutor Jurídico

A apresentação destes certificados permite a inscrição directa na APT.

Precisa de conhecer os dados seguintes

Nome do banco: Montepio
IBAN: PT50 0036 0199 9910 0033 2162 2
BIC/SWIFT: MPIOPTPL

Também pode efectuar pagamentos muito facilmente numa Caixa Multibanco  com o IBAN referido acima., enviando, seguidamente, o talão para info@apt.pt

 

 

As Assembleias-Gerais realizam-se na Sede da APT-Associação Portuguesa de Tradutores ou na SPA-Sociedade Portuguesa de Autores ou VIA ZOOM.
Não. Qualquer contrato entre tradutor e cliente apenas vincula as partes e não a APT.
Sim, mas o envio de um 2º cartão tem o custo de 12,50 EUR. Se for enviado registado, acresce 2,50 EUR.

Sim. Quem é Sócio ou  quem é  CERTIFICADO APT pode solicitá-los. Os detalhes encontram-se no site, no separador "INFORMAÇÕES"

SIM.  a APT aceita os MESTRADOS (ou Licenciaturas Pré-Bolonha) de qualquer país do mundo, desde que o candidato comprove documentalmente que tem o sólidos conhecimentos (nível C1/C2 do QECR) de pelo menos uma língua escrita estrangeira, e da sua própria língua nativa.  A oralidade não é tida em conta. 
Terá de se  sujeitar a um exame para obtenção do CCT - CERTIFICADO DE COMPETÊNCIAS DE TRADUTOR.
No nosso WEBSITE, , no separador INFORMAÇÕES, leia os detalhes e as condições, clicando na imagem CERTIFICAÇÃO ONLINE
É uma prova escrita online, na plataforma de exame da APT Tem a duração de 3 horas e é de nível AVANÇADO.